Trazendo uma análise sobre os fatos que estamos presenciando e também partindo de uma primícia de minha experiência pessoal no campo educacional. Percebe-se uma crise, essa crise, levo ela para o campo intelectual.
A pobreza é extrema, nunca se observou uma defasagem como essa presenciada atualmente. O campo da educação é muito amplo, totalmente extenso. Primeiramente, observamos o esquecimento na Educação Básica, indo além desde creches onde necessitam de um apoio efetivo, forçando uma base e estrutura que gera para o país.
O investimento em estrutura física deve ser pesado e levado em conta. Porém, a necessidade em ter profissionais capacitados é de extrema importância. Levando em conta, minha experiência no setor público, iniciando a atuação na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecidada Oliva de Almeida. Pude perceber os "milagres" que os professores daquela Escola fazem diariamente. É indiscutível à atuação desses profissionais em meio à tanta adversidade e desafios.
No entanto, cada escola, grupo, instituição possui sua dinâmica. Há uma resposta para tudo isso, que estamos presenciando?
Bom, indagações sempre existirão e sempre serão bem-vindas!
Nunca devemos deixar de fazê-las...
Dentro da profissão professor, eles estão fadados ao cansaço, somados a diversas inquietudes tem aumentado o índice de transtornos mentais na área da educação. Isso leva à muitos profissionais ter a Síndrome de Burnout. Atualmente estão sob pressão e stress constantemente.
Qual é o papel do professor de hoje? Essa pergunta se estende e chega até a escola, família e aluno.
Qual é o papel da escola atualmente?
Qual é o papel da família atualmente?
E o qual o papel do aluno no cenário atual da educação?
Será que os papéis estão sendo realizados corretamente atualmente?
Tenho certeza que à Educação de 10, 20 ou 30 anos anteriormente não é a mesma de 2019. Precisamos rever o Projeto Pedagógico e quais são as práticas voltadas para a Educação.O aluno de 10, 20 ou 30 anos anteriormente não é mais o mesmo da atualidade, os educadores, os professores também não. O conceito de família mudou, a escola se tornou o lugar onde todos esses afluentes se encontram e interagem, formando assim o conhecimento.
Espero mudanças nesse cenário atual brevemente partilhado. Para o governo atual percebo um leve descaso para a nossa tão sonhada Educação. As pautas à serem discutidas ainda não chegou no âmbito necessário para as devidas mudanças. Tendem à ser do âmbito da moral, ética, religiosidade, corrupção, economia entre outras. Não deixa de ser um bom debate. Contudo, esquecem que todo diálogo deve ser produzido por seres pensantes, com bom nível de percepção das reais dificuldades presentes.
Por Jabner Gonçalves de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário