sábado, 10 de outubro de 2020

A cura pelo amor


Imagem via @marcianeumannpsicologia

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. (I Co. 13: 1 - 8) NVI

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. (I Co. 13: 11 - 13) NVI

#conhecimento #autoconhecimento #sabedoria #espiritualidade #terapia #psi #amor #psicoacademy #emoções #comportamento #life


quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Você sabe o que são Habilidades Sociais Educativas?


Para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem, algumas habilidades são extremamente importantes e necessárias para que o professor promova o desenvolvimento do educando. Essas habilidades são reconhecidas e identificadas como habilidades sociais educativas (HSE) (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2005).

Ainda de acordo com Del Prette e Del Prette (2005), no processo do ensino e aprendizagem é notoriamente mútuo as interações sociais entre professor e aluno, essas interações podem refletir nos comportamentos desejados trazendo consigo bons resultados em habilidades acadêmicas do aluno, ou seja, a construção do conhecimento é de via dupla, interligando os papéis e gerando aprendizagem. Caso os educadores como pais e professores saibam agir de forma assertiva nas relações, podem proporcionar e estabelecer um repertório comportamental funcional e positivo. 


Por Jabner Gonçalves de Lima


Bibliografia

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.


quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como elaborar um plano de negócio?

 


Atualmente o termo empreendedorismo vem se destacando, muitos vem se mostrando empreendedores e abrindo seu próprio negócio. Diante disso, surge o planejamento estratégico que esse profissional precisa para atingir suas metas e alcançar seus tão sonhados objetivos, essa estratégia necessária é o planejamento do negócio, diferente do termo apenas negócio. O negócio pode ser entendido como a ação, o valor a raiz do empreendedorismo, algo muito mais profundo. Para quem está iniciando o correto é se ater ao plano de negócio, serão as estratégias a ser usadas, o planejamento, pesquisa, observação do mercado, os custos, em suma é como o negócio será construído.

O empreendedor é reconhecido nesse contexto, ele tem a visão do que ocorrerá no futuro, ele a calcula cada centavo onde investir a curto, médio e longo prazo. O empreendedor portador da visão míope ele não consegue enxergar seu futuro, seu público e o seu valor, o empreendedor de visão estratégica este vai além, sabe onde investir, sabe seu público e seu valor. O seu produto será vendido, qual será o valor estimado dele para seu público? E será seu produto que estará resolvendo algum problema ou situação? Perguntas como esta devem ser feitas e procurar responde-las.

O primeiro passo deve-se pesquisar e estudar sobre seu público ou o foco em que você quer atingir, saber sobre tudo e tornar-se um expert. Para iniciar seu negócio o plano deve ajudá-lo a montar e organizar suas ideias, tudo na vida precisa de organização e planejamento, sem elas nada poderá dar certo ou ser algo do mero acaso, se você vai realizar uma viagem você então precisa comprar as passagens, arrumar a mala, verificar hotéis, valores, gastos com alimentação, mobilidade etc. Para abrir uma empresa ou seu próprio negócio também necessita de uma estrutura passível para atingir seus objetivos. 

Dentro do plano de negócios você irá compreender a importância em ter dados necessários que possam viabilizar seu negócio, conhecer seu ramo, como investir em algo que você não conhece? Conhecer o mercado consumidor isso fará abrir mais portas para você, sabendo quem consome seus produtos você pode interagir melhor com eles, inovando, usando a criatividade, possibilitando mais vendas. Conhecer o mercado fornecedor ninguém realiza seus sonhos sozinhos, precisa-se de alguém que possa auxiliar você em algum momento, o seu fornecedor de mercadoria pode ser seu aliado, desde que, você saiba sob suas expectativas e trace planos junto com ele para obtenção de melhores lucros. Conhecer a concorrência conhecendo sua concorrência você irá poder criar novas estratégias para atingir seu mercado, eles podem vender o mesmo produto que o seu, porém, a sua qualidade eles não têm, conhecer a concorrência para investir nos pontos fracos, potencializar o que é necessário na empresa é de extrema importância. Conhecer seu produto como disse anteriormente você deve ser um especialista no que está oferecendo, quando as pessoas necessitarem dos seus serviços ou algo semelhante elas vão lembrar de você como referência para o que elas desejam. Outro ponto importante é a localização de sua empresa, isso é um fator que controla muitas variáveis do mercado, seu lugar deve ser estratégico para alcançar seu público alvo.

Utilize-se das ferramentas como o marketing uma forma de sua empresa comunicar com seus clientes e a comunidade, isso pode ser feito de várias maneiras, hoje em dia, no mundo digital muitas empresas lucram com as jogadas de marketing digital oferecendo aos seus clientes promoções, descontos, parcerias, divulgações entre outros serviços. A parte operacional não deve ser desvalorizada ela é a que guiará o seu futuro negócio, desde quem vende, compra com o fornecedor, administra e contrata, todas essas funções farão o negócio prosperar e ter longevidade. Projete a quantidade de produção e venda de seus serviços considere seus recursos para a proporção correta de vendas, elabore planilhas e tenha os gastos e lucros em controle absoluto. Escolha pessoas que estarão empenhadas e dispostas a se qualificar em seu negócio, queiram vestir a camisa e crescer juntos e por seguinte faça análise financeira de seu negócio, tenha isso em números o quanto você irá gastar para iniciar seu trabalho, empregar pessoas, inovar, comprar e vender, saiba quais são seus lucros diários, semanais e mensais.

Para se elaborar um plano de negócio, os tópicos necessários são:

·                    Sumário executivo;

·                    Descrição da empresa;

·                    Plano de marketing;

·                    Plano operacional;

·                    Plano financeiro;

Portanto, deve ser feito um histórico da empresa contando como ela se constituiu, fornecendo dados para o possível cliente perceber a consistência da empresa e acompanhar o crescimento dela. Estabeleça a missão da empresa, a missão da empresa nada mais é o porque ela existe? Você deverá responder essa pergunta e proporcionar que seus clientes e possíveis clientes vejam. Compreenda a forma legal que sua empresa está distribuída – microempreendedor individual – empresário individual – empresa individual de responsabilidade limitada – sociedade limitada ou sociedade anônima.

Tenha em mente seu negócio e partir dele crie planos que possam evidenciar ou ficar claro o que você precisa atingir, elabore um bom plano de marketing, operacional e financeiro na prática verá os resultados surgindo.


Por Jabner Gonçalves de Lima



segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Conceitos e um breve histórico da Psicomotricidade

 


A psicomotricidade deve ser entendida como um conjunto de aplicações que geram resultados no indivíduo em interfaces unidas, a destreza dos movimentos faz o indivíduo desenvolver habilidades necessária para seu crescimento pessoal e desenvolvimento cognitivo e comportamental (SANTOS, 2013).

De acordo com Bueno (1998), a psicomotricidade é uma ciência nova pois ela possui o homem como objeto de estudo, isso faz interligar diversas áreas com a atuação prática entre elas estão: educação, pedagogia e saúde.

Essa ciência pode ser compreendida então, como o estudo do homem em movimento, qualquer comportamento motor que o ser humano pode imitir é uma reação produtiva ou insatisfatória. Ela inicia com os movimentos reflexos ainda como bebês, consecutivamente através da cognição surge as vontades, passamos a emitir movimentos que são voluntários ou emitidos com algum objetivo e função (SANTOS, 2013).

Portanto, a psicomotricidade ela não é estudada de forma individual ela é compreendida através de outras ciências como a sociologia de que forma o ser humano cria as suas interações grupais, pela biologia observando o crescimento corporal e funções biológicas que podem ser investigadas que fortalecem os movimentos e propiciam aprendizado através deles, e a psicologia compreendendo a função do pensamento unida com a ação de comportar-se em meio a um grupo ou de forma individual (SANTOS, 2013).

Com crianças e adolescentes essa atuação deve ser propagada de forma lúdica entre o psicomotricista e o adolescente ou criança, por meio de jogos educativos onde vai definindo os objetivos em que deve ser trabalhado os déficits da criança.

Conforme Velasco (1994), somos seres psicomotor, ou seja, estamos sempre em movimento até o término da vida. Essa interação faz desenvolver áreas importantes da comunicação, termos ideias criativas e operalizar funções do corpo que são vitais para nossa sobrevivência, essa complexidade de funções executivas e mando do nosso organismo gera o estudo em que a psicomotricidade se debruça em buscar estratégias para que o indivíduo melhore (LAPIERRE, 1984).

De acordo com Coste (1978), a prática de ser vista como o ser humano possuidor do seu corpo, ou seja, “o homem é seu corpo”. Isso faz com que o profissional atue visando ajustar, regular funções que nesse corpo não estão positivas.

Esse termo teve como repercussão no XIX com os estudos dentro da comunidade científica, os estudos surgiram dentro da perspectiva em explicar fenômenos que acontecem no corpo humano, os estudos criaram ênfase com Piaget (1982), trazendo a tona de que forma aprendemos e a influência da inteligência no processo da aprendizagem, esse estudo ficou mais claro no processo de assimilação – acomodação.

Outro importante teórico que contribuiu com os estudos para o surgimento da psicomotricidade foi Wallon (1949), ele trouxe o aspecto das emoções como influência na comunicação do indivíduo, essa interação dos afetos que geram emoções no ser humano faz com que ele realize movimentos, interligados com seus pensamentos (cognição), agitação motora e execução da ação pensada. Essa interação faz com que o profissional tenha sua atuação prática com o indivíduo lidando com movimentos próximos, sempre levando em conta as emoções que são expressas pelo sujeito na hora da atividade.

Dentro do contexto histórico no Brasil essa ciência chega no XX com a Primeira Guerra Mundial ouve-se uma mudança global no mundo como forma de viver, essa transição fez surgir a industrialização, as mulheres que outrora ficava em casa passou a ir trabalhar, com isso, o conceito de escola passou a conceber mudanças nas formas práticas educacionais, uma delas é a de como as crianças se movimentavam nesse novo cenário. Essa atividade foi tomando proporção levando a atuação estar cada dia mais presente e tendo uma maior atenção com pesquisas e estudos na primeira e segunda infância visto que se exige maior dedicação nos movimentos corporais para melhor desenvolvimento do ser humano em idade mais futura (SANTOS, 2013).

O ser humano necessita passar pelos os estágios da vida em completa união com seu desenvolvimento físico, psicológico e motor em equilíbrio. Na transição para a adolescência isso gera diversas mudanças no seu organismo, isso faz a psicomotricidade ter uma atenção redobrada no desenvolvimento desse adolescente. As suas emoções estão borbulhando e a experimentação de sentimentos estão a flor da pele, isso se dá ao fato dos hormônios estar em produção elevada fortalecendo o crescimento, surgindo a expressão de autonomia e com isso contraindo diversos comportamentos que podem ser inapropriados (SILVA, 2005).

Esse adolescente passa por diversas experiencias psicomotoras, tornando seu desenvolvimento progressivo, a falta de vivências saudáveis gera déficit que necessitaram de um apoio profissional. A observação do corpo faz a pessoa permitir-se compreender-se e tornar sua vida mais saudável, na adolescência esse processo de autoconhecimento é muito proveitoso, com a observação pode ser percebido comportamentos inadequados e ajustados esses comportamentos para tais funcionalidades em convício social na escola, com pares e família (SANTOS, 2013).


Por Jabner Gonçalves de Lima

 

REFERÊNCIAS

 

BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática. São Paulo: Lovise, 1998.

 

COSTE, J. C. A Psicomotricidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

 

LAPIERRE, André; AUCOUTOURIER, Bemard. Fantasmas Corporais e Prática Psicomotora. São Paulo: Ed. Manole, 1984.

 

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

 

SANTOS, Bruna Moreira. Um Breve Histórico da Psicomotricidade e suas Aplicações Praticas Junto a um Grupo de Estudantes da Rede Pública de ensino no Município de Barra Mansa. RJ. Psicologado. 2013. Disponível em https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/um-breve-historico-da-psicomotricidade-e-suas-aplicacoes-praticas-junto-a-um-grupo-de-estudantes-da-rede-publica-de-ensino-no-municipio-de-barra-mansa-rj . Acesso em 31 Ago 2020.

 

SILVA, Daniel Vieira da. Psicomotricidade. Curitiba: IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino), 2005.

 

VELASCO, C.G. Habilitações e reabiliatações psicomotoras na água. São Paulo: Harba, 1994.

 

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. Tradução de Heloysa Dantas de Sousa. São Paulo: Nova Alexandria, 1949.


domingo, 4 de outubro de 2020

O que as Habilidades Sociais tem a ver com professores?

 Material disponível da Live do dia 23/06/20 as 19h horário de Brasília.



Habilidades Sociais | O que elas tem a ver com professores?


 BAIXE AQUI


Participação na live de  Jabner Gonçalves e a Psicóloga Luiza de Medeiros

Assista na íntegra acessando o link: Habilidades Sociais em Docentes

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Minha biografia

Jabner Gonçalves de Lima é graduando do curso de Psicologia pelo Centro Universitário UNIFASIPE – Sinop/MT, atuou como estagiário na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Ap. ª Oliva de Almeida, onde descobriu sua paixão pela educação, sendo professor auxiliar de alunos com alguma dificuldade ou transtorno da aprendizagem. Desenvolveu por um período de um ano, o projeto voluntário por nome: “Apoio Pedagógico” com reforço escolar para alunos não alfabetizados e com dificuldades na aprendizagem sob Orientação da Profª. Especialista em Alfabetização Infantil Elisabete Braga e Supervisão direção da Escola Prof.ª Especialista em Gestão Escolar Solange Walter e Coordenação Profª. Esp. Cintia Langer. Atuou também na Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita sendo mediador de aluno portador do TEA (Transtorno do Espectro Autista).  Estagiário no Colégio Alternativo|Unicesumar desenvolvendo atividades voltadas a Psicologia Organizacional e do Trabalho como: treinamentos, palestras, elaboração de organograma, descrição de cargos, funções e manual de integração.  Atualmente é Mediador Escolar e Aplicador ABA (Análise do Comportamento Aplicada), desenvolvendo seu trabalho baseado em práticas com evidências científicas. Sempre se dedicou as atividades acadêmicas participando de projetos sociais, congressos, conferências, exposições de artigos e banner científicos. Tem feito registros de seus pensamentos sobre uma das mais sublimes artes que é a Literatura com poemas, poesias e versos sobre a vida. Um amante por conhecer o comportamento humano e compreender a sua psique.


Convite! Antologia Jabner Lima e Convidados | Caminhos Diversos

 Olá a todos! Tenho uma excelente notícia! Para todos aqueles que se inscreverem na ANTOLOGIA JABNER LIMA E CONVIDADOS - CAMINHOS DIVERSOS...