segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Conceitos e um breve histórico da Psicomotricidade

 


A psicomotricidade deve ser entendida como um conjunto de aplicações que geram resultados no indivíduo em interfaces unidas, a destreza dos movimentos faz o indivíduo desenvolver habilidades necessária para seu crescimento pessoal e desenvolvimento cognitivo e comportamental (SANTOS, 2013).

De acordo com Bueno (1998), a psicomotricidade é uma ciência nova pois ela possui o homem como objeto de estudo, isso faz interligar diversas áreas com a atuação prática entre elas estão: educação, pedagogia e saúde.

Essa ciência pode ser compreendida então, como o estudo do homem em movimento, qualquer comportamento motor que o ser humano pode imitir é uma reação produtiva ou insatisfatória. Ela inicia com os movimentos reflexos ainda como bebês, consecutivamente através da cognição surge as vontades, passamos a emitir movimentos que são voluntários ou emitidos com algum objetivo e função (SANTOS, 2013).

Portanto, a psicomotricidade ela não é estudada de forma individual ela é compreendida através de outras ciências como a sociologia de que forma o ser humano cria as suas interações grupais, pela biologia observando o crescimento corporal e funções biológicas que podem ser investigadas que fortalecem os movimentos e propiciam aprendizado através deles, e a psicologia compreendendo a função do pensamento unida com a ação de comportar-se em meio a um grupo ou de forma individual (SANTOS, 2013).

Com crianças e adolescentes essa atuação deve ser propagada de forma lúdica entre o psicomotricista e o adolescente ou criança, por meio de jogos educativos onde vai definindo os objetivos em que deve ser trabalhado os déficits da criança.

Conforme Velasco (1994), somos seres psicomotor, ou seja, estamos sempre em movimento até o término da vida. Essa interação faz desenvolver áreas importantes da comunicação, termos ideias criativas e operalizar funções do corpo que são vitais para nossa sobrevivência, essa complexidade de funções executivas e mando do nosso organismo gera o estudo em que a psicomotricidade se debruça em buscar estratégias para que o indivíduo melhore (LAPIERRE, 1984).

De acordo com Coste (1978), a prática de ser vista como o ser humano possuidor do seu corpo, ou seja, “o homem é seu corpo”. Isso faz com que o profissional atue visando ajustar, regular funções que nesse corpo não estão positivas.

Esse termo teve como repercussão no XIX com os estudos dentro da comunidade científica, os estudos surgiram dentro da perspectiva em explicar fenômenos que acontecem no corpo humano, os estudos criaram ênfase com Piaget (1982), trazendo a tona de que forma aprendemos e a influência da inteligência no processo da aprendizagem, esse estudo ficou mais claro no processo de assimilação – acomodação.

Outro importante teórico que contribuiu com os estudos para o surgimento da psicomotricidade foi Wallon (1949), ele trouxe o aspecto das emoções como influência na comunicação do indivíduo, essa interação dos afetos que geram emoções no ser humano faz com que ele realize movimentos, interligados com seus pensamentos (cognição), agitação motora e execução da ação pensada. Essa interação faz com que o profissional tenha sua atuação prática com o indivíduo lidando com movimentos próximos, sempre levando em conta as emoções que são expressas pelo sujeito na hora da atividade.

Dentro do contexto histórico no Brasil essa ciência chega no XX com a Primeira Guerra Mundial ouve-se uma mudança global no mundo como forma de viver, essa transição fez surgir a industrialização, as mulheres que outrora ficava em casa passou a ir trabalhar, com isso, o conceito de escola passou a conceber mudanças nas formas práticas educacionais, uma delas é a de como as crianças se movimentavam nesse novo cenário. Essa atividade foi tomando proporção levando a atuação estar cada dia mais presente e tendo uma maior atenção com pesquisas e estudos na primeira e segunda infância visto que se exige maior dedicação nos movimentos corporais para melhor desenvolvimento do ser humano em idade mais futura (SANTOS, 2013).

O ser humano necessita passar pelos os estágios da vida em completa união com seu desenvolvimento físico, psicológico e motor em equilíbrio. Na transição para a adolescência isso gera diversas mudanças no seu organismo, isso faz a psicomotricidade ter uma atenção redobrada no desenvolvimento desse adolescente. As suas emoções estão borbulhando e a experimentação de sentimentos estão a flor da pele, isso se dá ao fato dos hormônios estar em produção elevada fortalecendo o crescimento, surgindo a expressão de autonomia e com isso contraindo diversos comportamentos que podem ser inapropriados (SILVA, 2005).

Esse adolescente passa por diversas experiencias psicomotoras, tornando seu desenvolvimento progressivo, a falta de vivências saudáveis gera déficit que necessitaram de um apoio profissional. A observação do corpo faz a pessoa permitir-se compreender-se e tornar sua vida mais saudável, na adolescência esse processo de autoconhecimento é muito proveitoso, com a observação pode ser percebido comportamentos inadequados e ajustados esses comportamentos para tais funcionalidades em convício social na escola, com pares e família (SANTOS, 2013).


Por Jabner Gonçalves de Lima

 

REFERÊNCIAS

 

BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática. São Paulo: Lovise, 1998.

 

COSTE, J. C. A Psicomotricidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

 

LAPIERRE, André; AUCOUTOURIER, Bemard. Fantasmas Corporais e Prática Psicomotora. São Paulo: Ed. Manole, 1984.

 

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

 

SANTOS, Bruna Moreira. Um Breve Histórico da Psicomotricidade e suas Aplicações Praticas Junto a um Grupo de Estudantes da Rede Pública de ensino no Município de Barra Mansa. RJ. Psicologado. 2013. Disponível em https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/um-breve-historico-da-psicomotricidade-e-suas-aplicacoes-praticas-junto-a-um-grupo-de-estudantes-da-rede-publica-de-ensino-no-municipio-de-barra-mansa-rj . Acesso em 31 Ago 2020.

 

SILVA, Daniel Vieira da. Psicomotricidade. Curitiba: IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino), 2005.

 

VELASCO, C.G. Habilitações e reabiliatações psicomotoras na água. São Paulo: Harba, 1994.

 

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. Tradução de Heloysa Dantas de Sousa. São Paulo: Nova Alexandria, 1949.


Um comentário:

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