Atualmente o termo
empreendedorismo vem se destacando, muitos vem se mostrando empreendedores e
abrindo seu próprio negócio. Diante disso, surge o planejamento estratégico que
esse profissional precisa para atingir suas metas e alcançar seus tão sonhados
objetivos, essa estratégia necessária é o planejamento do negócio, diferente do
termo apenas negócio. O negócio pode ser entendido como a ação, o valor a raiz
do empreendedorismo, algo muito mais profundo. Para quem está iniciando o
correto é se ater ao plano de negócio, serão as estratégias a ser usadas, o
planejamento, pesquisa, observação do mercado, os custos, em suma é como o
negócio será construído.
O empreendedor é
reconhecido nesse contexto, ele tem a visão do que ocorrerá no futuro, ele a calcula
cada centavo onde investir a curto, médio e longo prazo. O empreendedor
portador da visão míope ele não
consegue enxergar seu futuro, seu público e o seu valor, o empreendedor de visão estratégica este vai além, sabe
onde investir, sabe seu público e seu valor. O seu produto será vendido, qual será
o valor estimado dele para seu público? E será seu produto que estará resolvendo
algum problema ou situação? Perguntas como esta devem ser feitas e procurar
responde-las.
O primeiro passo deve-se
pesquisar e estudar sobre seu público ou o foco em que você quer atingir, saber
sobre tudo e tornar-se um expert. Para iniciar seu negócio o plano deve
ajudá-lo a montar e organizar suas ideias, tudo na vida precisa de organização
e planejamento, sem elas nada poderá dar certo ou ser algo do mero acaso, se
você vai realizar uma viagem você então precisa comprar as passagens, arrumar a
mala, verificar hotéis, valores, gastos com alimentação, mobilidade etc. Para
abrir uma empresa ou seu próprio negócio também necessita de uma estrutura
passível para atingir seus objetivos.
Dentro do plano de
negócios você irá compreender a importância em ter dados necessários que possam viabilizar seu negócio, conhecer seu ramo, como investir
em algo que você não conhece? Conhecer
o mercado consumidor isso fará abrir mais portas para você, sabendo
quem consome seus produtos você pode interagir melhor com eles, inovando,
usando a criatividade, possibilitando mais vendas. Conhecer o mercado fornecedor ninguém realiza seus sonhos
sozinhos, precisa-se de alguém que possa auxiliar você em algum momento, o seu
fornecedor de mercadoria pode ser seu aliado, desde que, você saiba sob suas
expectativas e trace planos junto com ele para obtenção de melhores lucros. Conhecer a concorrência
conhecendo sua concorrência você irá poder criar novas estratégias para atingir
seu mercado, eles podem vender o mesmo produto que o seu, porém, a sua
qualidade eles não têm, conhecer a concorrência para investir nos pontos
fracos, potencializar o que é necessário na empresa é de extrema importância. Conhecer seu produto como disse
anteriormente você deve ser um especialista no que está oferecendo, quando as
pessoas necessitarem dos seus serviços ou algo semelhante elas vão lembrar de
você como referência para o que elas desejam. Outro ponto importante é a localização de sua empresa, isso
é um fator que controla muitas variáveis do mercado, seu lugar deve ser
estratégico para alcançar seu público alvo.
Utilize-se das
ferramentas como o marketing
uma forma de sua empresa comunicar com seus clientes e a comunidade, isso pode
ser feito de várias maneiras, hoje em dia, no mundo digital muitas empresas
lucram com as jogadas de marketing digital oferecendo aos seus clientes
promoções, descontos, parcerias, divulgações entre outros serviços. A parte operacional não deve ser
desvalorizada ela é a que guiará o seu futuro negócio, desde quem vende, compra
com o fornecedor, administra e contrata, todas essas funções farão o negócio
prosperar e ter longevidade. Projete a quantidade de produção e venda de seus serviços considere seus recursos
para a proporção correta de vendas, elabore planilhas e tenha os gastos e
lucros em controle absoluto. Escolha
pessoas que estarão empenhadas e dispostas a se qualificar em seu negócio,
queiram vestir a camisa e crescer juntos e por seguinte faça análise financeira de seu
negócio, tenha isso em números o quanto você irá gastar para iniciar seu
trabalho, empregar pessoas, inovar, comprar e vender, saiba quais são seus
lucros diários, semanais e mensais.
Para se elaborar um plano
de negócio, os tópicos necessários são:
·
Sumário executivo;
·
Descrição da empresa;
·
Plano de marketing;
·
Plano operacional;
·
Plano financeiro;
Portanto, deve ser feito
um histórico da empresa contando como ela se constituiu, fornecendo dados para
o possível cliente perceber a consistência da empresa e acompanhar o
crescimento dela. Estabeleça a missão da empresa, a missão da empresa nada mais
é o porque ela existe? Você deverá responder essa pergunta e proporcionar que
seus clientes e possíveis clientes vejam. Compreenda a forma legal que sua
empresa está distribuída – microempreendedor individual – empresário individual
– empresa individual de responsabilidade limitada – sociedade limitada ou
sociedade anônima.
Tenha em mente seu
negócio e partir dele crie planos que possam evidenciar ou ficar claro o que
você precisa atingir, elabore um bom plano de marketing, operacional e
financeiro na prática verá os resultados surgindo.
Por Jabner Gonçalves de Lima
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