quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como elaborar um plano de negócio?

 


Atualmente o termo empreendedorismo vem se destacando, muitos vem se mostrando empreendedores e abrindo seu próprio negócio. Diante disso, surge o planejamento estratégico que esse profissional precisa para atingir suas metas e alcançar seus tão sonhados objetivos, essa estratégia necessária é o planejamento do negócio, diferente do termo apenas negócio. O negócio pode ser entendido como a ação, o valor a raiz do empreendedorismo, algo muito mais profundo. Para quem está iniciando o correto é se ater ao plano de negócio, serão as estratégias a ser usadas, o planejamento, pesquisa, observação do mercado, os custos, em suma é como o negócio será construído.

O empreendedor é reconhecido nesse contexto, ele tem a visão do que ocorrerá no futuro, ele a calcula cada centavo onde investir a curto, médio e longo prazo. O empreendedor portador da visão míope ele não consegue enxergar seu futuro, seu público e o seu valor, o empreendedor de visão estratégica este vai além, sabe onde investir, sabe seu público e seu valor. O seu produto será vendido, qual será o valor estimado dele para seu público? E será seu produto que estará resolvendo algum problema ou situação? Perguntas como esta devem ser feitas e procurar responde-las.

O primeiro passo deve-se pesquisar e estudar sobre seu público ou o foco em que você quer atingir, saber sobre tudo e tornar-se um expert. Para iniciar seu negócio o plano deve ajudá-lo a montar e organizar suas ideias, tudo na vida precisa de organização e planejamento, sem elas nada poderá dar certo ou ser algo do mero acaso, se você vai realizar uma viagem você então precisa comprar as passagens, arrumar a mala, verificar hotéis, valores, gastos com alimentação, mobilidade etc. Para abrir uma empresa ou seu próprio negócio também necessita de uma estrutura passível para atingir seus objetivos. 

Dentro do plano de negócios você irá compreender a importância em ter dados necessários que possam viabilizar seu negócio, conhecer seu ramo, como investir em algo que você não conhece? Conhecer o mercado consumidor isso fará abrir mais portas para você, sabendo quem consome seus produtos você pode interagir melhor com eles, inovando, usando a criatividade, possibilitando mais vendas. Conhecer o mercado fornecedor ninguém realiza seus sonhos sozinhos, precisa-se de alguém que possa auxiliar você em algum momento, o seu fornecedor de mercadoria pode ser seu aliado, desde que, você saiba sob suas expectativas e trace planos junto com ele para obtenção de melhores lucros. Conhecer a concorrência conhecendo sua concorrência você irá poder criar novas estratégias para atingir seu mercado, eles podem vender o mesmo produto que o seu, porém, a sua qualidade eles não têm, conhecer a concorrência para investir nos pontos fracos, potencializar o que é necessário na empresa é de extrema importância. Conhecer seu produto como disse anteriormente você deve ser um especialista no que está oferecendo, quando as pessoas necessitarem dos seus serviços ou algo semelhante elas vão lembrar de você como referência para o que elas desejam. Outro ponto importante é a localização de sua empresa, isso é um fator que controla muitas variáveis do mercado, seu lugar deve ser estratégico para alcançar seu público alvo.

Utilize-se das ferramentas como o marketing uma forma de sua empresa comunicar com seus clientes e a comunidade, isso pode ser feito de várias maneiras, hoje em dia, no mundo digital muitas empresas lucram com as jogadas de marketing digital oferecendo aos seus clientes promoções, descontos, parcerias, divulgações entre outros serviços. A parte operacional não deve ser desvalorizada ela é a que guiará o seu futuro negócio, desde quem vende, compra com o fornecedor, administra e contrata, todas essas funções farão o negócio prosperar e ter longevidade. Projete a quantidade de produção e venda de seus serviços considere seus recursos para a proporção correta de vendas, elabore planilhas e tenha os gastos e lucros em controle absoluto. Escolha pessoas que estarão empenhadas e dispostas a se qualificar em seu negócio, queiram vestir a camisa e crescer juntos e por seguinte faça análise financeira de seu negócio, tenha isso em números o quanto você irá gastar para iniciar seu trabalho, empregar pessoas, inovar, comprar e vender, saiba quais são seus lucros diários, semanais e mensais.

Para se elaborar um plano de negócio, os tópicos necessários são:

·                    Sumário executivo;

·                    Descrição da empresa;

·                    Plano de marketing;

·                    Plano operacional;

·                    Plano financeiro;

Portanto, deve ser feito um histórico da empresa contando como ela se constituiu, fornecendo dados para o possível cliente perceber a consistência da empresa e acompanhar o crescimento dela. Estabeleça a missão da empresa, a missão da empresa nada mais é o porque ela existe? Você deverá responder essa pergunta e proporcionar que seus clientes e possíveis clientes vejam. Compreenda a forma legal que sua empresa está distribuída – microempreendedor individual – empresário individual – empresa individual de responsabilidade limitada – sociedade limitada ou sociedade anônima.

Tenha em mente seu negócio e partir dele crie planos que possam evidenciar ou ficar claro o que você precisa atingir, elabore um bom plano de marketing, operacional e financeiro na prática verá os resultados surgindo.


Por Jabner Gonçalves de Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convite! Antologia Jabner Lima e Convidados | Caminhos Diversos

 Olá a todos! Tenho uma excelente notícia! Para todos aqueles que se inscreverem na ANTOLOGIA JABNER LIMA E CONVIDADOS - CAMINHOS DIVERSOS...