Para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem, algumas habilidades são extremamente importantes e necessárias para que o professor promova o desenvolvimento do educando. Essas habilidades são reconhecidas e identificadas como habilidades sociais educativas (HSE) (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2005).
Ainda de acordo com Del Prette e Del Prette (2005), no processo do ensino e aprendizagem é notoriamente mútuo as interações sociais entre professor e aluno, essas interações podem refletir nos comportamentos desejados trazendo consigo bons resultados em habilidades acadêmicas do aluno, ou seja, a construção do conhecimento é de via dupla, interligando os papéis e gerando aprendizagem. Caso os educadores como pais e professores saibam agir de forma assertiva nas relações, podem proporcionar e estabelecer um repertório comportamental funcional e positivo.
Por Jabner Gonçalves de Lima
Bibliografia
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.
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