segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Skinner e o Behaviorismo Radical | A filosofia da Análise do Comportamento

 Você sabe quem foi Skinner? E qual legado ele deixou para a ciência?

 

B. F. Skinner foi o fundador do Behaviorismo Radical uma filosofia que dá pressupostos teóricos para a Análise do Comportamento.

 

Skinner defendia o determinismo em sua abordagem, ou seja, termos como o livre arbítrio e escolhas individuais estariam exclusas para ele. Para esse grande teórico estaríamos sendo movidos não por interesses mentais, porém, controlados pelo ambiente, mudamos o ambiente e somos afetados por ele.

 

Um comportamento deve ser estudado e observado como qualquer outra coisa, todo comportamento estaria diante das leis do behaviorismo. O comportamento é modelado através de um tipo de lei chamado ‘reforçamento’, quando a probabilidade de um comportamento repetir ou aumentar acrescentando um estímulo.


Todos nós seres humanos somos flexíveis para adaptação, então podemos ser ensinados a criar variáveis diferentes, em ambientes diferentes, criando contingências reforçadoras para comportamentos mais desejáveis.

 

Com certeza sua teoria explica muitas coisas. Se você preferir pesquise mais sobre ela, comente e curte assim sei que você gostou do post e estarei criando mais conteúdo sobre a ciência chamada de  A. C (Análise do Comportamento).

 

#psicologia #comportamento #psicoacademy #emoções #mente #vida #filosofia #ciência #educação #ensino #crescimento #aprendizado #skinner #behaviorismo #behaviorismoradical #behavior


Por Jabner Gonçalves de Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convite! Antologia Jabner Lima e Convidados | Caminhos Diversos

 Olá a todos! Tenho uma excelente notícia! Para todos aqueles que se inscreverem na ANTOLOGIA JABNER LIMA E CONVIDADOS - CAMINHOS DIVERSOS...